segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Fechamento de Ano

Praticamente, o ano letivo nas escolas está concluído. Enquanto uma parte dos alunos faz conta para determinar o quanto precisa de nota para fechar na média de aprovação, é tempo para que os  atores pedagógicos busquem a ampliação das reflexões que movimentaram os espaços neste ano. Neste espaço de reflexão, podem surgir demandas pedagógicas a contribuírem para as atividades e ações do novo ano.
E não faltaram temas para suscitarem pensamentos. Desde as crises política e econômica enfrentadas pelo país, passando pelos desastres ecológicos (movidos pela ganância humana?), incluída aí a movimentação dos estudantes paulistas que ocuparam escolas em um clamor de defesa da qualidade na Educação. Assunto é que não faltou, fiquemos certos disso.
Cabe a nós, pensadores, transformarmos cada um desses assuntos em propósito filosófico. E daí, aumentarmos o repertório (nosso e o dos alunos), em um movimento de desenvolvimento do saber.
A ideia de conclusão de um trabalho - no nosso caso, de um ano letivo -, no processo de desenvolvimento pessoal, deve ser encarado como uma oportunidade para a elaboração de uma variável analítica de o quanto deu certo, de o quanto não deu. Dessa análise, espera-se o nosso posicionamento na correção de rumos, na consolidação de acertos, na renovação de propósitos, na evolução de projetos.
Esse é o movimento mais natural de evolução. A cada ciclo de trabalhos, analisam-se todos os pressupostos que movimentaram o fazer daquele ciclo. E, com esse material, estudam-se as possibilidades de transformações que podem positivar os resultados futuros. Aliás, aquele planejamento de que falamos nos inícios só podem ser levados a bom termo após as leituras analíticas que fizermos das experiências desenvolvidas. O bom profissional de Educação entende que o desenvolvimento de seu trabalho exige mesmo essa entrega e disposição.
O resultado mais visível é a evolução profissional que conduz à evolução dos trabalhos. Em Educação, essa conta é a das mais importantes e significativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário