terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Anotações - A infância

Como o referencial lúdico é um dos temas caros nestas publicações, pensei nas variáveis dos trabalhos e das relações com crianças, com que me envolvo em algumas ações.
O posicionamento das crianças é algo fantástico de elaborar reflexões sobre a vida. Partindo da espontaneidade, caminhando pela sinceridade, refletindo-se no espírito de alegria com que preenche seus afazeres, as crianças têm muito a nos ensinar.
Outro dia, em um dos trabalhos voltados ao público adulto, referi-me à capacidade autêntica e dinâmica das crianças em experimentar o fazer. A criança, quando estimulada positivamente e bem acolhida, não tem medo em experimentar a realização do que lhe é proposto. O adulto, ainda que acolhido e estimulado, ressente-se de arriscar o fazer.
Entender as dinâmicas da infância é reencontrar-se com a criança que fomos. E que dorme, aguardando nosso chamado, para salvarmo-nos das situações que pedem a criatividade e a alegria. Se encontramos essa criança, e aprendemos a acolhê-la quando necessário, o resultado é a alma em festa, carregada de voos e de esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário