segunda-feira, 4 de julho de 2016

Recesso escolar

Por essas bandas, as escolas vivem o tempo de recesso neste mês, momento em que se espera uma renovada de energia e de perspectivas para um caminho mais positivo do desenvolvimento das aulas e das atividades pedagógicas, quando do retorno.
Dito assim, a máxima é de descanso. Mas não é só isso. Professores, alunos e demais agentes escolares até devem descansar, sim. E bastante, já que o trabalho pedagógico exige muito... Porém, é necessário que se entenda ser um momento, também, de investimentos - emocional, pessoal, formativo etc.
Então, faça do seu descanso um momento de contemplação e de elevação emocional. Descanse muito... Procure ações que o façam sentir-se bem. Olhe em busca do novo nos seus caminhos habituais. Quando se busca o novo, há um exercício de captação do que se está ao redor e os olhos fazem um trabalho de percepção mais integral... os ouvidos, também! Aguce todos os seus sentidos na observação das novidades.
A melhor variável para essa busca são os passeios que se podem fazer. Passeie bastante... sozinhos, acompanhados, carregados de alegrias, olhos de crianças... acompanhados de crianças. As crianças são os melhores cicerones para nos conduzirem às felicidades.
Quando estiver nestes passeios, busque conhecer espaços que lhe remetam aos tempos infantis... de preferência, com referência à natureza. É nesses lugares que nos conectamos, verdadeiramente, com a nossa interioridade - conexão essencial de que nos valemos quando precisamos buscar a consciência do que somos e do que podemos.
Participe de programações que lhe enriqueçam as percepções emocionais - leitura, visitas a exposições e museus, filmes, música. O enriquecimento das percepções emocionais é o que nos completa o desenvolvimento da alma e da espiritualidade, deixando-nos mais fortes e sensíveis para os exercícios de criatividade e de contemplação estética.
Reserve um tempo, também, para os movimentos racionais e intelectuais, que podem ser definidos e/ou orientados para as leituras e atividades de formação. Seu desenvolvimento profissional e intelectual precisa ser levado em consideração, constantemente.
Faça desse momento de descanso um caminho integral de evolução. O período de recesso deve ser visto como um espaço de busca do equilíbrio sócio-emocional, equacionado ao dos movimentos racionais, necessários ao restabelecimento das energias. E é disso que todos precisamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário