terça-feira, 23 de junho de 2015

Anotações - Ensina-me a crescer

Há um filme que já tem algum tempo, de 1992, que aborda o universo das relações das necessárias mudanças de paradigmas em que um professor se vê envolvido, quando quer provocar uma transformação. Trata-se do filme Ensina-me a crescer, produção para a televisão, baseada em fatos reais. É a história de um professor que se muda para uma cidade pequena para trabalhar com alunos rebeldes.
Lá pelas tantas do filme, o personagem principal tem em seu diálogo a seguinte frase: "Devemos tornar o aprender algo emocionante, interessante e divertido...". Parece-me uma boa síntese. Se é algo que precisa ser aprendido, há de ser emocionante, interessante e divertido.
O problema maior é que as variáveis de emoção, de interesse e de diversão parecem ter sido banidas dos propósitos das aprendizagens. Tomara que elas sejam resgatadas: aquilo a que se percebe envolvimento emocional, ou ao que se pode atribuir significados de interesse, ou em torno do qual se possam permitir elementos de diversão, penso que a chance de ser referendado como objeto de aprendizagem torna-se altamente provável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário