quinta-feira, 18 de junho de 2015

Anotações - O pensamento empreendedor

O desenvolvimento de uma mentalidade e de uma postura empreendedoras são bases fundamentais para a evolução pessoal. Normalmente associado ao mundo dos negócios, o empreendedorismo pode, ainda, ser entendido como um fundamento para o aprimoramento pessoal e formação intelectual.
O pensamento empreendedor prepara o ser humano para os mais variados obstáculos e desafios que surgem em nosso caminhos de formação. É do pensamento empreendedor, por exemplo, a característica do desenvolvimento de uma habilidade que nos prepare para as situações de tomadas de decisões.
Normalmente, somos impelidos, pelos caminhos que tomamos, a decidir por esse ou aquele rumo. Essa variável - a de decidir por um outro caminho - já nos impõe o uso de algumas competências que podem ser exercitadas pelo pensamento empreendedor: a competência de analisar os prós e contras; a competência da formação intelectual, que nos fundamenta as decisões; a competência de calcular e assumir os riscos pelas decisões; a competência do autoconhecimento, que permite julgar minhas potencialidades e decidir por quais delas usar em determinados contextos; a competência da visão de onde se quer chegar... e por aí vai. Valer-se destas competências - que, repito, devem ser exercitadas - é a dimensão principal que pode interferir no sucesso das conquistas.
Enxergar no pensamento empreendedor os fundamentos dos quais podemos nos valer para o caminho da formação pessoal pode representar bastante na busca de nossa transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário