terça-feira, 9 de junho de 2015

Anotações - Vida de atleta

Já foi dito aqui sobre as referências de saber perder e saber ganhar sem desistir de nossos objetivos. E de como essa premissa relaciona-se com a vida de um atleta esportivo, preparado firmemente para essas variáveis.
Tenho visto muito essa aproximação de pensamento, já que de alguma maneira as emissoras de televisão estão cada vez mais aproximando-se dos esportes que consagram aqueles atletas. Seja no popular futebol - tão amplamente destacado -, seja em outros esportes não tão equiparados, a referência a ser campeão em algo inunda os meios de comunicação.
Precisamos estar cada vez mais atentos à demanda que nos surge em nosso processo de desenvolvimento. Como o atleta esportivo, precisamos estar preparados para aquela premissa: saber ganhar e saber perder, sem desistir. Você já deve ter visto como se prepara um atleta de alto rendimento para a disputa de algum torneio: ele parece conversar consigo mesmo, como quem lembra algum percurso e/ou alguma estratégia para obter o melhor quando for a hora. E, no momento final da prova, ele não parece estar pensando no troféu ou na medalha ou na vitória - ele parece pensar apenas, e tão somente, em executar aquilo que ele conversava consigo mesmo: fazer o melhor que puder, com as ferramentas que ele tem. Após o resultado final, ele não se deita nos louros da vitória - se for o caso -, nem se abate ao insucesso do momento - se este for o resultado -; o atleta já está pensando na próxima competição e no próximo adversário. Isso porque ele não foi preparado para desistir.Que possamos aprender com essa alegoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário