Ser professor é
a minha essência. Não porque saiba mais do que ninguém - até porque não sei
mesmo -, mas pela oportunidade de entender e de participar do desenvolvimento
do ser humano (inclusive o meu desenvolvimento). A ideia de estar inserido em
um processo que pode transformar o desenvolvimento é minha maior motivação de
querer sempre ser educador.
Quando se pensa
em um trabalho em que suas ações, atitudes e reflexões estão diretamente
relacionadas com a possibilidade de representar mudanças - seja em sua vida ou
na de outras pessoas -, é que se toma a medida da dimensão deste fazer.
Ser educador é, exatamente,
participar de um movimento de transformação. Cabe a nós, educadores que somos,
na busca dessa essência, preparar-nos para as variáveis que nos permitirão a
positividade do nosso trabalho. E esse caminho exige uma determinação
incansável na busca do aperfeiçoamento pessoal.
Não nos
esqueçamos que tudo isso é um trabalho: exige uma formação técnica que nos
municie das estratégias melhores a serem tomadas diante das dificuldades; exige
um conhecimento de mundo, a ser constantemente revisado, que nos prepare para
todas as alternativas que forem necessárias; exige uma vivência humana
altamente elaborada, que nos complete de percepções as mais diversas sobre as
referências pessoais; exige um conhecimento do sistema ao qual estamos
inseridos; exige uma consciência política e cidadã que transcenda nossas
relações individuais e parciais...
Não nos
esqueçamos, também, que tudo isso é uma convicção: exige de nós um
posicionamento quase missionário de quem não se desvirtua dos objetivos maiores
da evolução humana.
Ser educador é
estar constantemente incomodado das coisas que não evoluem. É não se contentar
com respostas prontas, nem com fórmulas desgastadas. É não se acomodar nas
fáceis apreensões da vida. É buscar, insistentemente, tirar o melhor de si e
daqueles que o cercam. É não esmorecer diante das leituras desestimulantes que
nos chegam. É aprimorar-se, sempre, nas consciências política e humana, que
fazem parte da evolução pessoal. É saber ouvir e saber falar e saber calar-se
diante do que não se sabe...
O educador, em
sua essência, sabe refletir sobre seus erros, para que dali surjam rumos de
mudança - de comportamento, de leitura, de realizações.
A busca da
essência no caminho de ser educador é o que pode mobilizar forças e variáveis
para que a formação seja a mais positiva possível. É com isso que a Educação
pode ser transformadora... e transformada!
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