terça-feira, 6 de outubro de 2015

Anotações - Agentes de transformação

Há uma frase de Gandhi, amplamente divulgada e já entronizada em nossa consciência, que propõe ótima reflexão sobre a variável de transformação: "Seja a mudança que você quer no mundo.".
A ideia de entender a mudança passa a ser imperiosa - seja a mudança! Todos nós, em algum momento, experimentamos a sensação de que algo não estava bem, ou em acordo, conforme nosso movimento e nossa necessidade. Esse algo deve sofrer uma ação direta para que se transforme no que estará de acordo com o que queremos. Guardadas as variáveis de intelectualidade, para mim, esse é a melhor definição de "mudança".
A maior questão, aqui, é que, em grande parte, nos acomodamos frente à necessidade das mudanças e esperamos que alguém seja o protagonista de nossas necessidades. Ou, ainda, esquecemos que a mudança do que está no exterior reside em nossas varáveis internas. É preciso criar a consciência de sermos agentes de transformação do mundo.
Gandhi, em sua mensagem conhecida, propõe uma reflexão, exatamente, sobre esse ponto. Por um lado, precisamos assumir o protagonismo de quem inicia os movimentos, à busca das transformações; por outro, é preciso que enxerguemos que essa mudança que queremos para o mundo inicia na transformação das nossas ações, pensamentos e atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário