terça-feira, 20 de outubro de 2015

Anotações - O Conformismo

As variáveis do impacto das mudanças em nossa vida também são temas recorrentes, aqui, nestas publicações. Acreditamos que a tese do conformismo - normalmente na instância de quem quer ficar na zona de conforto - é um dos grande males que prejudicam o desenvolvimento humano.
Dia desses, deparei-me com uma propaganda inteligente do canal de televisão Futura, cujo mote é "Conforme-se e o mundo será sempre igual". Se você não viu a propaganda, dá uma olhada aqui, nesse link.
No meu posicionamento de quem busca a evolução, não posso considerar que as coisas fiquem como estão... é preciso incomodar-se um pouco (senão bastante!) daquilo que não evolui.
Nossa tendência, justificada exatamente pela tranquilidade do que se reputa como confortável, é acomodar-se diante das trilhas da nossa vida. O que não é visto, na medida das leituras necessárias, é que esse dito conforto encobre as falhas da evolução; na verdade, nem se pode falar de evolução em relação àquilo que se conformou, que se deixou como estava.
É até compreensível que as mudanças exigem um pouco de coragem e de disposição em desbravar caminhos desconhecidos. E isso vai nos levar a patamares de enfrentamentos os mais variados. O que não se pode compreender é a falta de confiança na capacidade de transformar o mundo em que vivemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário