A ideia de buscarmos uma leitura reflexiva sobre o tema da cidadania no contexto pedagógico precisa ser sempre repetida.
Este mundo em que vivemos, que prioriza os avanços tecnológicos em detrimento dos relacionamentos humanos, vem levando-nos ao paradigma inaceitável de que pouco precisamos nos relacionar com o outro ser humano. Consequência imediata desse pressuposto é a falta de reconhecimento do valor das pessoas com quem nos relacionamos, relegando-as às instâncias da conveniência ou do interesse, perpassando, mesmo, pelos referenciais de desrespeito e desprestígio. Parece-me que caminhamos para um momento em que, até, deixaremos de enxergar o outro ser humano... Bom, na verdade, isso já acontece em diversas situações.
A Educação bem pode apropriar-se desse pressuposto em que vivemos e criar estruturas integradas às disposições curriculares (sem que sejam necessárias grandes mudanças nas grades), nas quais a cidadania passe a ser tópico que valorize aquelas discussões.
O lugar no mundo é um lugar coletivo, em que as atitudes, ações ou comportamentos de um interferem, diretamente, no posicionamento do outro. Assim, a ideia de cidadania pode ser ampliada em seus propósitos da busca de um ser humano melhor.
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