quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Anotações - Buscar o melhor

Nem gosto de cerveja, para ser sincero - nada contra de quem goste -, mas caí em um desses programas de mestres cervejeiros e achei muito interessante. O programa a que estava assistindo mostrava o dilema de um grupo de empreendedores, que definiram, após vários testes, a necessidade de descartar um lote grande de cerveja produzido, que não passou no rigoroso controle de qualidade que eles estabeleceram.
O grande dilema que embasava a discussão era o fato do prejuízo financeiro enorme que seria a consequência do descarte. Embora o cerne da discussão passasse pelo viés financeiro, um dos sócios saiu-se com essa: "O problema do dinheiro nem é a maior questão; o principal é a reputação... Essa cerveja até que está boa, mas não está ótima!".
Achei fantástica a colocação... Marcava a preocupação na busca do melhor e o não contentamento com a referência mediana. No caso, era até possível que grande parte dos clientes nem notasse a diferença entre bom e ótimo, mas para eles a diferença fazia sentido e nenhum deles podia contentar-se com o "bom", quando o que estabeleceram para si era o "ótimo".
Assim, deve ser a referência no processo de formação e de desenvolvimento pessoal: ao estabelecer uma meta, deve-se buscar a excelência na elaboração dos processos e buscar o melhor. E não se contentar com menos do que o seu senso de aplicação determinar como esse melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário