terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Anotações - Fazer

O jornalista Elio Gaspari criou uma carta ficcional (estilo frequente em sua coluna dominical no jornal Folha de S. Paulo) do ex-presidente Rodrigues Alves (exerceu a presidência do Brasil no período 1902-1906) à presidente Dilma Rousseff, a propósito das investidas contra o famigerado mosquito Aedes aegypti (Folha de S.Paulo, 14/02/16, pág. A12). O tema foi a declaração recente de que o atual governo procura um Oswaldo Cruz para lidar  com a questão. Na suposta psicografia, Rodrigues Alves tece algumas críticas e elabora análises do que aconteceu em seu governo passado. Duas colocações, dentre todo o valioso texto, são interessantes para reflexão: "... vosso Oswaldo Cruz não existe. O que existe é o poder do presidente da República."; e "... não procure um Oswaldo Cruz, ache-se.", ensina o jornalista na voz do ex-presidente.
Não é interessante que tenhamos uma consciência de quem espera um salvador com ares heroicos e que nos tirará dos problemas? A fala não é minha, detive-a de uma palestra do jornalista e cineasta Arnaldo Jabor a que assisti há algum tempo e relaciona-se bem com a reflexão.
A ideia de buscar um herói que detém as ferramentas e as habilidades necessárias à resolução de um trabalho hercúleo (é proposital a referência...) está no senso comum... é a busca de um salvador da pátria que nos redimirá dos problemas. Bom, não redime nada, a bem da verdade.
A busca de um herói guarda, pelo menos, duas grandes vertentes: a nossa incompetência em lidar com a demanda; e a nossa falta de vontade em resolvê-la. E a segunda, pasmemos, a da falta de vontade, é que vai colaborar com a primeira - quando definimos a vontade do fazer na busca de encaminhamentos é que estamos exercitando a apreensão de competências para nos completar das ferramentas e habilidades necessárias às soluções. E aí não precisamos procurar heróis ou salvadores. É necessário, apenas, achar-se, entender-se como capaz e movimentar-se à vontade de enfrentar os vilões que se apresentarem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário