terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Anotações - Criar significados

Um dos principais rumos das atividades pedagógicas é pensar na referência de que todos os agentes dos espaços de educação busquem o desenvolvimento de ações verdadeiramente significativas. E, com isso, tornar as vivências de aprendizagens algo verdadeiramente representativas nas vidas dos alunos.
A criação de algo representativo, que traga significados, é um dos caminhos mais positivos no processo de desenvolvimento pessoal. O que, por si, se configura uma verdadeira mão dupla de propósitos: ao criar significados para os alunos, os educadores o fazem também para si mesmos. Decerto, nesta mão dupla, novas motivações e novos interesses devem surgir nos rumos de trabalho.
Refletir sobre a significação das práticas pode representar novas possibilidades de enxergar ações e correções que vislumbrem as tantas melhorias de que tanto falamos e que tanto pregamos como necessárias às mudanças.
Essa premissa toda, assim longa e enfática, acorreu-me quando constatei, a partir de conversas retidas aqui e ali, o quanto os profissionais de Educação - não todos, mas em sua maioria - ainda descaracterizam essa fase inicial de planejamento das propostas pedagógicas. O tal planejamento parece já ter virado uma questão cultural de que não é preciso dedicar-se, corretamente, a sua realização como ferramenta fundamental do trabalho. Na maior parte das situações, ele é um documento copiado - de outros anos, de outros materiais, de outros colegas, de outras mídias etc -, sem consciência e muito menos com algum significado.
Criar significados nas ações pedagógicas pode ser o exercício principal de uma nova visão das mudanças a que tanto ansiamos.


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