quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Anotações - Tudo é uma questão de compromisso, de foco e de consciência

Ouvindo conversas ao vento, tenho aprendido muito. Sempre... mesmo que o tema da conversa não seja do meu agrado, forço-me a apurar o senso de reflexão sobre os meus propósitos de busca e significação de conhecimentos.
No caso dessa conversa, o ganho até foi maior, pois o tema era Educação, o grande mote dessas publicações. Um grupo de professores analisava as questões de retorno às aulas, quando uma das professoras chamou a atenção dos outros para a necessidade da busca de foco nas ações que vierem. Achei muito interessante, já que vivemos em tempos de distração constante. Manter o foco em algo que está sendo produzido é uma condição muito positiva de que essa realização seja melhor... Sobretudo, porque se tem o controle daquilo que está sendo feito - digo isso porque aquela distração a que mencionei levou-nos às instâncias de tornar tudo mecânico (desde o ato em si, até os pensamentos...). A questão de tornar mecânicas as ações fundamenta-se na busca de comodidade, já que se acredita que o desgaste é pouco - o principal efeito colateral dessa variável é a perda dos controles e da sensibilidade diante das práticas. Então, o foco passa a ser uma questão importante, a ser refletida até sobre os meandros dos exercícios de sensibilidade que dedicamos às nossas atividades - em nosso caso, a Educação pressupõe um relevado grau de sensibilidade em nossos afazeres.
Se ao exercício do foco juntarem-se as responsabilidades primordiais do compromisso aos nossos propósitos e da consciência dos caminhos de evolução profissional, aí é quase certo que as práticas serão muito mais significativas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário