terça-feira, 5 de abril de 2016

Anotações - Desacelerar

Vivemos tempos de correria desabalada... A questão é: porque corremos tanto? Parecemos inseridos em um movimento de pressa constante, como se tivéssemos perdido o tempo de um compromisso. Por outro lado, a pressa denota um outro significado: corremos tanto para mostrarmos aos outros que somos responsáveis... e aí, o outro também corre para nos mostrar o quanto são responsáveis, também.
É uma correria sem sentido, trazendo até a percepção absurda de que se você não corre, você está atrapalhando.
Experimente, nem que seja por um momento, desacelerar. Andar um pouco mais lento, dar um pouco mais de volta, fazer um caminho mais longo. Nesse propósito, não se esqueça de observar tudo o que há ao redor. Aproveite, que está submetido à desaceleração, para permitir-se enxergar coisas que, até há pouco tempo, não via... Você vai surpreender-se.
A desaceleração traz consigo a capacidade ampliada de percepção - do espaço, dos outros, de si mesmo... Isso, você pode ampliar a percepção de tudo o que está ao seu redor. E é nessa ampliação dos sentidos que se capta, a fundo, esta dimensão. Desacelerar significa perceber mais, sobretudo perceber-se mais! Conhecer suas potencialidades e reconhecer seus limites ajuda no entendimento mais positivo da evolução pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário