terça-feira, 19 de abril de 2016

Anotações - Dos conflitos que se veem nos espaços escolares

É impressionante o quanto me chega de notícias dos intermináveis conflitos entre professores e alunos, nos espaços escolares. E não estou falando dos absurdos conflitos que se veem nas mídias, em que uma parte ou outra valem-se de expedientes violentos para resolverem problemas. Esses, não se justificam em hipótese alguma e devem ser mediados por instâncias apropriadas.
Os conflitos a que me refiro são aqueles de natureza ideológica, às vezes subjetivos, que têm como uma das variáveis a ideia de minar os esforços da outra parte. Esses conflitos se configuram na imagem clara de uma parte estabelecer posturas de anulação ao outro. É assim quando os professores defendem, inabalavelmente, a reflexão de os problemas pedagógicos estarem na razão do descaso dos alunos; ou quando os alunos, ao seu modo, posicionam-se, simplesmente, contrários aos argumentos dos professores.
De ambos os lados, veem-se posturas irracionais, desprovidas de fundamentação lógica e reflexiva; normalmente, apenas querem dizer que a culpa é do outro... Normalmente, acreditam que a culpa é do outro.
O caminho seria a criação de um espaço reflexivo, em que os pensamentos fossem estimulados e ditos sobre sua complexidade. E, obviamente, que ambos os lados, permitissem-se examinarem de outra forma seus posicionamentos, de maneira científica e racional.
Claro que a configuração das realidades não permitiriam, assim simplesmente, a modificação de posturas, mas está claro, também, que está aí uma necessidade de mudança.

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