quinta-feira, 14 de abril de 2016

Anotações - Educação para o consumo

Alguns temas transversais devem, constantemente, fazer parte de uma pauta pedagógica. A questão do consumo e suas variáveis colaterais é um destes temas.
Recentemente, vi uma propaganda de uma grande loja de departamentos, que nos fornece material reflexivo interessante sobre o assunto. Na propaganda, uma moça vai acrescentando mais itens à sua compra, à medida em que uma amiga vai desfilando uma série de "facilidades" que se tem com o uso do cartão de crédito da loja... Tudo em um clima de muita felicidade, a moça, que ia levar apenas uma peça, acumula na proporção das "facilidades" um conjunto de itens na sua sacola de compras.
As relações pedagógicas, que primam pelo referente de desenvolvimento pessoal, precisam estar preparadas para tornar os temas emergentes das realidades sociais verdadeiras aulas de preparo para o mundo.
É sabido que o consumo desenfreado e sem planejamento tem sido a causa de muitas situações de endividamento, que acomete pessoas de variadas classes sociais, além de instituições também variadas. Em diversas instâncias, o consumo é estudado até como uma doença.
Motivado por uma propaganda concebida estrategicamente para vender a ideia de posse do bem ou do serviço, esse consumo tem prejudicado muita gente. É aqui que as variáveis pedagógicas poderiam entrar - ao transformar a discussão, inserindo-a em trabalhos curriculares, os professores ampliariam o alcance das aulas, ao preparar os alunos até para multiplicar às famílias as reflexões sobre o problema.

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