quinta-feira, 28 de abril de 2016

Anotações - Observação e conhecimento

Aprender a observar tudo o que está ao nosso redor talvez seja um dos principais pressupostos de aquisição e construção de conhecimentos.
Estamos acostumados a passar pela vida, pelas pessoas, pelos caminhos... E, para alguns, é uma passagem destituída de atenção. Estamos envolvidos com as nossas coisas de tal forma que todos os sinais externos não são captados, e muito menos observados. Às vezes, até, nem mesmo enxergamos as pessoas com que nos deparamos pelos rumos.
No processo de desenvolvimento pessoal, toda e qualquer referência pode ser uma variável de transformação de conhecimentos... Lembre-se de que o que nos chega de forma mais clara são dados, informações, sinais. Compete-nos o exercício, às vezes trabalhoso, de processar todos esses referentes - em alguns casos, muitas das variáveis que nos chegam não nos servem, é preciso descartar.
Já no descarte, gastamos alguma energia, pois de nossa característica humana vem o instinto da acumulação. É quando guardamos elementos, mesmo que não nos sirvam para nada.
Vencida a coragem do descarte, passamos para o processo de identificação e de elaboração de conhecimentos que intencionamos serem importantes. É fase necessária, pois, dependendo da quantidade de informações e dados que processamos, nossa mente precisa ser lógica, racional: qual - ou quais - dessas variáveis são importantes para o meu caminho? E aí, estabelecemos prioridades, emergências, em um processo contínuo e determinado de construção de conhecimentos.
Quando são estabelecidos princípios de atenção - aos caminhos, às pessoas, à vida -, em uma prática de observação constante e positiva, o conhecimento é o destino dos rumos que tomamos.


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