segunda-feira, 16 de maio de 2016

Evolução Pessoal

Os caminhos da evolução pessoal exigem movimentos de estudos e de aperfeiçoamento constantes. Evoluir-se está no campo do aprimoramento pessoal, em relação ao redimensionamento das competências e habilidades.
A busca da evolução pessoal, caminho a ser percorrido em insistentes rumos, está diretamente relacionada às relações entre o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento sócio-afetivo. A formação do ser humano é um caminho que integra diversos saberes e habilidades.
O desenvolvimento pessoal é o trajeto que determina o quanto de preparo nos torna uma pessoa melhor - é aqui que podem ser alocados a formação e o desenvolvimento de habilidades e competências.
O desenvolvimento sócio-afetivo é o conceito que nos responde aos rumos de integrar-se melhor com o outro e consigo mesmo (auto-confiança, auto-estima, sociabilização), é o desenvolvimento da auto-estima e do equilíbrio emocional.
A pessoa precisa equilibrar as variáveis de formação intelectual com as referências emocionais.
Na busca da formação intelectual são destinadas as instâncias de preparo intelectual e racional - os estudos, as pesquisas, as leituras acadêmicas e científicas e assim por diante. É nesta dimensão que destinamos as especificidades técnicas dos campos do saber.
A formação intelectual prepara-nos para as relações conceituais do saber.
O desenvolvimento sócio-afetivo responde pela capacidade - que temos e a ser desenvolvida - para as integrações sociais necessárias para o exercício daquele saber. Além disso, o equilíbrio emocional prepara-nos, também, para a assimilação dos saberes - o quanto estivermos emocionalmente equilibrados interfere na apreensão das referências intelectuais e lógicas dos caminhos da aprendizagem.
É importante que os agentes pedagógicos guardem a ideia de que a promoção da evolução pessoal está condicionada à equalização dos processos lógicos e emocionais - criar condições para que os referenciais técnicos e racionais estejam em simbiose com os processos sócio-afetivos permitem uma maior amplitude das possibilidades das aprendizagens.

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