segunda-feira, 23 de maio de 2016

Sacrifício e escolha

Nos caminhos do desenvolvimento pessoal, é comum enfrentarmos situações em que nossas escolhas definem os rumos que deveremos tomar. Algumas vezes, a ideia de escolha confunde-se com a de sacrifício.
Simplificando, a variável de escolha está relacionada ao pressuposto de que minha atuação pode tomar este ou aquele rumo, circunscrito a minha livre possibilidade de alternativas a serem preferidas; a do sacrifício não se apresenta com esta livre possibilidade - eu preciso e devo seguir aquele rumo, justamente porque não tenho alternativas a serem analisadas.
Quando a situação que se apresenta é a do sacrifício, não há nada a se fazer - é necessário que o encaminhamento seja aquele e pronto. Quando há uma escolha, minhas competências e análises é que balizarão a preferência de um ou de outro caminho a ser seguido.
O que é fascinante nas trilhas da evolução pessoal é que essas duas variáveis surgirão a todo o instante: ora, fazemos escolhas; ora, enfrentamos sacrifícios. O que não vale é misturar as estações: se você se queixa de que dorme pouco e está cansado porque preferiu ficar assistindo à televisão até mais tarde, isso é uma escolha e não um sacrifício.
É preciso que saibamos determinar, em nossos planejamentos, as instâncias de uma ou de outra referência, para que lidemos melhor com os dissabores - ou os gastos de energia necessários - quando passar pela situação: quando a variável tratar-se de uma escolha, não posso reclamar muito das consequências... basta desenvolver a competência de realizar melhor a escolha.
Nesse bojo, o enfrentamento de um sacrifício é constituinte do processo de desenvolvimento... é algo que sei que vou ter que enfrentar. Assim, se o meu negócio dizer respeito à produção de conteúdo intelectual, preciso estar preparado para dedicar-me mais a estudos e pesquisas científicas fundamentadas em leituras. O que vai tomar um relevado tempo das minhas atribulações.
No fim, analisar as escolhas ou enfrentar os sacrifícios, com equilíbrio racional e emocional, será o fundamento principal de seu crescimento (pessoal, profissional etc.).

(O tema do sacrifício e da escolha foi um mote oferecido-me pelo Mestre Carlos Eduardo Cravo. Saiba sobre o seu trabalho clicando aqui). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário