segunda-feira, 30 de maio de 2016

Impossível e possível

"Para conseguir o impossível é preciso acreditar que é possível"
(Alice - a do País das Maravilhas)

Na leitura do que parecia impossível e acabou por se demonstrar algo que poderia, sim, ser desenvolvido está a referência de determinação e capacidade de transpor os desafios. A possibilidade de realizar algo é a competência de enxergar além do que se aparenta.
Muitos de nós nos acomodamos ao longo de nossa narrativa; enfraquecemo-nos ao primeiro sinal de dificuldade e da complexidade de transpor barreiras e fronteiras. Fraquejamo-nos diante das situações de solidão e/ou de desamparo.
Acontece que as variáveis de desenvolvimento e de evolução pessoal pede que sejamos determinados. Que saibamos vencer nossas fraquezas e que consigamos transpor os obstáculos à maneira dos mitológicos heróis. E o que nos separa das mitológicas aventuras dos heróis é a determinação... Determinação, é sempre bom lembrar, é resultado de o quanto estou preparado para o enfrentamento de meus dissabores. A determinação e uma inabalável crença daquilo que é possível fazer.
Às vezes é o que nos coloca para trás, em nossos rumos de desenvolvimento: pensamos que não é possível. E, ao pensar que não é possível, acreditamos mesmo que não é possível. E, ainda, ao acreditar nessa máxima, mal nos movimentamos aos nossos propósitos - é difícil mesmo, porque então caminhar?
O problema é que, de verdade, só saberemos das dificuldades - da dimensão e das instâncias das dificuldades - se nos movimentarmos. Ao nos movimentarmos, entendemos os rumos e propósitos das demandas... aprendemos a quantificar as variáveis que se apresentam, a medir as fronteiras dos caminhos, a analisar as respostas do mundo. E só aí podemos estabelecer essa ou aquela leitura dos rumos que tomamos. Se é fácil ou difícil, para dizer a verdade, não importa muito... o que importa é a capacidade que desenvolvemos ao refletirmos sobre as facilidades e dificuldades com que nos depararemos. Troque "difícil e fácil" por "impossível e possível" e você terá uma aproximação reflexiva do mote dessa conversa. O que é impossível ou possível serão dimensões das instâncias em que me encontro... e são instâncias que mudam a cada dobrar de esquina.
Isso tudo, é claro, desde que eu esteja com aquela competência desenvolvida (ou, ao menos, exercitada): a de enxergar além do desenho que a realidade me mostra. Quer dizer: o que, aparentemente, mostra-se como algo definido e claro (seja possível ou impossível), pode mudar de forma ao mudar o ângulo de vista.
Para o herói, não é importante que algo seja impossível ou possível... para o herói, o que importa é a sua capacidade de entregar-se à jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário