terça-feira, 9 de agosto de 2016

Anotações - Desfile das delegações na Olimpíada

É uma ótima sugestão para integração das disciplinas de Geografia, História, Artes e Comunicações, no mínimo: refletir sobre os países menos conhecidos que participam dos Jogos Olímpicos em nossa casa.
Ao ver o desfile, sobram desconhecimentos de algumas nações. E há tanta referência a ser explorada - onde fica o país, regime político, economia, sociedade, cultura, língua, bandeira etc.

Um evento de grande porte, como esse dos Jogos Olímpicos, deve ser visto como uma ótima oportunidade de redimensionamento dos trabalhos pedagógicos. E, em minha opinião, não há problema algum que o tema não tenha sido previsto... É uma oportunidade, como dito aí atrás.
E a questão não se refere apenas ao fato de aproveitarmos um evento midiático. Refere-se, também, ao fator de comunicação com os alunos.
Certamente, as diversas mídias estarão abordando o assunto. Estar conectado com essas situações que transcendem as comunicações corriqueiras é ótimo para transformar as motivações nos ambientes escolares. De quebra, há de se abordar - em caráter crítico, além dos ufanismos propagandísticos - o fato de os Jogos estarem acontecendo em nosso país.
O tema dos países menos conhecidos parece-me um ótimo elemento motivador para diversos trabalhos pedagógicos. Principalmente, porque ouvimos tanto sobre globalização e quebra de fronteiras e, quando estamos sentados ao sofá nos deleitando com a cerimônia de abertura, estranhamo-nos com a entrada da delegação de países como Bareine, Brunei, Darussalam, Chade, Comores, Djibuti, Kiribati, Micronesia, Nauru, Palau, Tuvalu e Vanuatu (só para ficar em alguns países que me deu uma vontade danada de saber mais sobre eles...).

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