quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Criatividade

A criatividade é uma competência bastante exigida no desenvolvimento pessoal e profissional. Desde a capacidade de resolução de problemas até a questão da elaboração de produtos e/ou de inovações, ser criativo é um caminho de sucesso. Assim, exige-se que a criatividade esteja no plano de qualquer realização.
Espera-se que, independente das variáveis profissionais, cada vez mais tenhamos pessoas predispostas a exercerem a capacidade de criar, de inovar. Por esse caminho, é importante que todo indivíduo, na busca de sua evolução, exercite a competência da criatividade de maneira consciente e reflexiva.
Vale destacar que a criatividade não é uma ciência exata. Não há caminhos racionais para o seu desenvolvimento. É importante que o sujeito tenha como pressupostos a experimentação e a realização de exercícios de consciência estética.
Por experimentação, reflitamos que todos temos uma dificuldade bastante peculiar ao nosso avanço biológico. À medida em que crescemos, perdemos a predisposição para a capacidade de experimentar; está nessa variável a ideia de que somos todos temerosos da experimentação porque a nossa evolução biológica nos preencheu com a referência do medo de errar - se experimentamos, a possibilidade do erro é maior. É preciso vencer esse conceito. Para sermos criativos, não podemos ter medo de errar. É um exercício constante - quanto mais perdemos o medo de errar, tanto mais encaminhamos nossa habilidade para as questões criativas.
E para a realização dos exercícios de consciência estética, é preciso entender que esse atributo está condicionado às referências abstratas
Ser criativo é enxergar o novo nas mesmas atribulações do cotidiano. E, desse novo, enxergar alternativas de evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário