segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Equilíbrio emocional

No desenvolvimento de um trabalho que prima pela perspectiva do desenvolvimento humano, como é o realizado nos espaços escolares, é preciso cuidar, sistematicamente, das referências do equilíbrio emocional. Não é raro constatarmos que uma boa parte dos profissionais de Educação passam por reiteradas situações de stress emocional. O cotidiano das ações e das relações propicia essas instâncias.
O equilíbrio emocional deve ser uma variável de cuidado, em que se busque, efetivamente, o comprometimento de estratégias e de organização de posturas para o seu alcance.
Há vários caminhos para esse fim... e é preciso que cada pessoa reflita sobre esses caminhos para o estabelecimento de um rumo positivo, que atenda às especificidades individuais. Note-se que não é possível estabelecer um padrão de encaminhamento, como uma receita de posturas e atitudes. Mesmo assim, proponho-me a convidar à reflexão sobre quatro itens interessantes a serem incluídos no propósito de uma vida que contemple a emocionalidade em equilíbrio: a espiritualidade; o pensamento positivo; o entusiasmo pela vida e pelo trabalho; e a realização de uma atividade manual e criativa.
O exercício da espiritualidade deve estar atrelado à perspectiva da crença em algo divinatório, não necessariamente ligado a uma religião. Em minha concepção, a religião é algo que vem de fora; a espiritualidade está fundamentada na interioridade do indivíduo. E é o desenvolvimento dessa percepção interior, que se encaminha para a reflexão da espiritualidade. Aqui, estão as concepções de fé, por exemplo. Desenvolver a fé e buscar o seu sentido espiritual é algo que faz bem ao escopo das emoções.
A ideia de pensamento positivo não é uma leitura acomodada de quem acha que tudo vai dar certo; ter pensamento positivo sobre algo é, sobretudo, encontrar-se pleno de motivações para vencer os desafios que a vida nos impõe. A variável do pensamento positivo é aquele movimento que nos impele ao caminho da consciência nas competências e habilidades que são necessárias para a realização de algo... Esse algo a ser realizado nunca é visto como um elemento impossível - o enfoque dá-se na necessidade de elaborar certas competências e habilidades para a fundamentação das forças necessárias ao enfrentamento dos desafios.
Daqui, chega-se, por extensão à outra variável: a do entusiasmo pela vida e pelo trabalho. Quando nos confrontamos com a situação de stress emocional, é normal perdermos esse entusiasmo. O que nos afunda na falta de perspectiva das soluções. É preciso estar atento: o entusiasmo está consolidado na visão racional que temos dos problemas e dos desafios enfrentados... E é justamente nesse conceito que se visualiza a referência de entusiasmo: os desafios precisam ser enfrentados. E essa ideia é tão fascinante que, via de regra, quando estamos entusiasmados, conseguimos mobilizar outras pessoas a partilharem do nosso entusiasmo. É quando o enfrentamento dos desafios ganha uma consciência coletiva de realização.
Por fim, há um caminho interessante de mantermos a interioridade em exercício constante de busca do equilíbrio emocional - a realização de uma atividade manual e criativa. Experimente. Dê vazão a suas potencialidades do exercício manual e busque as inspirações criativas para a sua realização. Certamente, você vai enxergar uma transformação que possibilita uma melhor compreensão das buscas do desenvolvimento de uma consciência emocional.

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