segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Aprendizagens

O processo de assimilação de qualquer referência de aprendizagem é variável que demanda, além dos esforços óbvios, uma postura de reflexão e de consciência crítica constantes. E é interessante que os professores trabalhem essa concepção em todas as instâncias da Educação.
É muito comum enxergarmos as precipitadas conclusões nos mais diversos assuntos - os que requerem percepções científicas e os que não -, gerando distorções de conhecimentos as mais diversas.
Quando se trabalha com os ideais e os propósitos da Educação, é necessário que tenhamos em mente os caminhos, nem sempre suaves, dos processos de aprendizagens. Todo processo de aprendizagem exige dois pressupostos a serem continuamente debatidos, o da determinação e do cuidado nas reflexões críticas.
Estar e ser determinado a algo é um rumo do movimento do conhecimento humano que se veste dos movimentos mais cuidadosos. A tendência que nos acomete é a do mínimo esforço, somos impelidos a acreditarmos mais no produto do que nos processos - queremos ver tudo pronto, seja algo concreto ou abstrato como as ideias. Por isso, lemos mais as manchetes e menos o texto completo de que se constitui a manchete.
Ora, o conhecimento exige um movimento, às vezes longo e estafante, de valorização do processo. É quando (e onde) nos vemos nas lutas infindáveis de consolidação das informações que nos chegam... Aqui, é preciso dizer que são muitas as informações que nos chegam e é o movimento da determinação que transforma estas informações em conhecimento. É o passo do saber, do aprender, de consolidar a aprendizagem.
No meio do caminho, está - ou deveria estar - o cuidado nas reflexões críticas. Ao analisar as informações para este caminho da construção do conhecimento, o intelecto faz o caminho de processamento dos saberes apreendidos, das reflexões críticas, para chegar ao nível do que é necessário saber. Não à toa, costuma-se denominar esse movimento de capital intelectual. O sujeito vale-se do capital intelectual construído ao longo de sua vida para subsidiar os movimentos e as tomadas de decisões.
Em Educação, os trabalhos precisam ser referenciados pelas ideias de aprendizagens, para que os sujeitos possam, verdadeiramente, transformarem-se e transformarem suas realidades.

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