quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Anotações - Questão de gênero

Na Educação, é preciso estarmos atento, continuamente, a este tema, pois é grande o precipício de importância que se verifica nas questões de gênero, em todos os âmbitos. Só para ficar em um exemplo - embora teríamos muitos - e aproveitando a ressaca do encerramento dos Jogos Olímpicos, vale analisar as notícias sobre os esportes e as referências aos medalhistas olímpicos.
Quando se abordou o viés masculino, as demonstrações de valores e de importância foram mais destacadas; quanto às notícias que se referiam à participação feminina, imperavam as futilidades e apregoava-se valor demasiado à aparência. A observação é da jornalista Paula Cesarino Costa, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo, em sua coluna do último domingo, 21 de agosto (pág. A6). Mas qualquer um de nós, atentos aos noticiários, também chegaríamos a essa conclusão.
É preciso que as variáveis pedagógicas abracem essa causa, para tornar a discussão um caráter pedagógico. Os jovens, em seu processo de formação e de desenvolvimento pessoal, precisam estar conscientizados da referência de respeito e de valorização das questões de gênero. O universo feminino, ainda, é contemplado por variáveis sexistas e de discriminação e é necessário que mudemos esse panorama. Ainda mais quando um dos principais efeitos colaterais do problema é a ocorrência de situações de violência à mulher. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário