quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Anotações - Aprender, desaprender e reaprender

Dias desses, chegou-me, através das redes digitais, uma frase atribuída ao escritor e futurista Alvin Toffler, falecido recentemente, aos 87 anos: "Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender.".
A frase é emblemática para refletirmos sobre os processos de aprendizagem. Longe de pensar a aprendizagem como algo finalizado, pronto, acabado, a mensagem nos convida a pensar o ato de aprender como algo que se reconfigura em um moto contínuo de mudanças de fases. Aquilo que eu aprendo, tenho que estar preparado para a possibilidade de desaprendê-lo, no sentido de reaprender, de enxergar uma nova forma - um novo olhar - de construção do conhecimento. A ideia de reconfiguração cabe bem aqui: modificar as variáveis de aprendizagem.
Não há ideia estanque de evolução. O processo todo é dinâmico e exige perspectiva de mudança e de renovação do olhar.
Àquela variável de aprendizagem como algo fixo, colocamos o sentido de revisão e de reformulação... E é assim com a vida, com os caminhos naturais que enfrentamos em nosso crescimento. Às vezes, um conhecimento serve; às vezes, não. É preciso redimensionar toda a nossa visão do mundo e as leituras que nos chegam, em um movimento constante de busca de replanejamento das linhas e dos caminhos que tomamos.
Quando estivermos plenos desse propósito - aprender, desaprender e reaprender - é que estaremos conscientes dos rumos de nossa evolução pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário