terça-feira, 27 de setembro de 2016

Anotações - Design de sistemas

Entrei em contato com o conceito de design de sistemas ao ver o texto de Denis Russo Burgierman, Diretor de Redação da Editora Abril, que abre a revista Superinteressante deste mês próximo. Disse assim, lá, o jornalista: "Fazemos melhor as coisas quando trabalhamos em sistemas bem desenhados... Comportamo-nos mal em sistemas malfeitos...".
Pensei, de imediato, na responsabilidade da Educação. Ainda que trabalhemos em sistemas malfeitos, com suas imperfeições as mais diversas, é necessário que busquemos o aperfeiçoamento dos desenhos daquilo que emperra o encaminhamento dos trabalhos. O entendimento do viés sistemático, em um trabalho que envolve tantas personas, é o diferencial de uma realização positiva.
Todas as ações, por mínimas que sejam, guardam implicações diretas em outras vias. E o quanto essas vias estiverem imbuídas das percepções de importâncias entre si é o que vai representar os melhores encaminhamentos para as mais diversas demandas. Faz-se necessário que seja assim, que os laços estejam estreitados entre os mais diversos pontos do sistema, para que os trabalhos sejam mais significativos e carregados de positividade.
Por assim dizer, o trabalho de qualquer profissional de Educação é estar atento ao melhor desenho dos sistemas que envolvem o desenvolvimento das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário