terça-feira, 13 de setembro de 2016

Anotações - Emprego e trabalho, uma reflexão sobre o empreendedorismo

O palestrante, em um workshop de que participava, ao referir-se à situação de desemprego, tascou: "As pessoas estão procurando emprego... mas não tem emprego. Elas deveriam procurar trabalho... trabalho tem bastante!".
Eis aí uma bela e eficiente definição do empreendedorismo. As relações de emprego estão vinculadas a situações externas: referências políticas, econômicas etc. A ideia de trabalho está relacionada aos aspectos internos de formação pessoal: toda a capacidade de você identificar uma oportunidade, relacioná-la com competências e habilidades que possui e desenvolver as estratégias de transformar aquilo em um negócio.
O emprego não depende de mim, vincula-se a aspectos do macrocosmo, sobre os quais não temos controle. É preciso que haja referências globais que se harmonizem quanto aos aspectos de oferta e de demanda, não controláveis por minha vontade. A existência de vagas de emprego preciso estar em consonância com o número de desempregados, para que não haja desequilíbrio e a posterior verificação de difícil acesso... Aliás, é o que mais verificamos: difícil acesso, explicado por uma situação de desequilíbrio constante - via de regra, há mais desempregados do que a oferta de empregos.
Quando se pensa em trabalho, toda a gama de variáveis volta-se para a capacidade interna. É possível enxergar um trabalho onde a capacidade de realizá-lo acontece. E é na pessoa que essa capacidade de realização explica-se. Quem consegue realizar um trabalho, com dignidade, honestidade e senso de oportunidade, dificilmente aperta-se em meio às intempéries. É claro que é preciso reforçar as variáveis ditas aí acima: o sujeito precisa desenvolver habilidades e competências, vinculadas a sua predisposição de formação contínua. Quanto mais ele se dispuser aos aspectos de formação, tanto mais as oportunidades de trabalhos lhe serão reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário