quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Anotações - Competição

Essa é mais uma das inúmeras lições que trago do mundo esportivo. É preciso saber competir. No espaço de desenvolvimento pessoal, ouço muito falar do caráter de competitividade: "Fulano é muito competitivo!". Conhecendo melhor a pessoa, percebo que, na verdade, a frase soaria melhor assim: "Fulano não sabe perder!".
É muito diferente!
Saber competir é entender que a natureza do jogo tem suas particularidades - algumas controláveis, outras nem tanto -, e que tanto as vitórias quanto as derrotas são pressupostos de aprendizagens (assim mesmo, no plural). Não se concebe a participação no jogo valendo-se das exatidões em que se configuram as derrotas e as vitórias... Não se proclama: "Vou ganhar..." ou "Vou perder". O que acontece, de fato, é que se sobressaem todos os esforços dos treinos e dos estudos das variáveis da competição para que o competidor busque fazer o seu melhor. E o melhor nem sempre é a vitória.
Na cabeça de quem está competindo passam-se os mais diversos pensamentos, todos eles plenos da história das formações variadas por que o sujeito passou. E é justamente em nome desse histórico de formação, que tanto a celebração da vitória quanto a chateação da derrota duram um tempo curto, que marca o preparo de uma nova competição. E de mais uma aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário