terça-feira, 6 de setembro de 2016

Anotações - Autoconfiança

Dito assim, de saída, a referência de autoconfiança parece ter algo de vaidade, de ensimesmamento, de quem não enxerga os outros. E pode bem ser isso mesmo. Mas a característica de autoconfiança vai um pouco mais além do superficial desses conceitos.
O sujeito autoconfiante é, conceitualmente, alguém que acredita muito em si. E há, pelo menos, dois caminhos interessantes de pensamentos sobre o fato de acreditar muito em si mesmo: um é o do caminho de quem menospreza os seus concorrentes, em uma variável de desrespeito às competências alheias, na visão unilateral de suas potencialidades; outro, é o do caminho de quem acredita muito em suas próprias habilidades, na fundamentação de quem muito se preparou, alargando a visão para todas as nuances que estiverem ao seu redor.
E é com esse último conceito que nos apegamos, aqui, na defesa da variável de preparo e fundamentação para o enfrentamento dos desafios, no processo natural de desenvolvimento humano. Os desafios surgirão, invariavelmente, e é necessário que estejamos bem preparados para eles. Estar e ser autoconfiante, nesse pressuposto, é pensar-se altamente fundamentado para as provações que surgirem, em uma revisão constante dos caminhos de formação. Sem precisar desmerecer quem quer que seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário