quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Anotações - A minha vida é diferente da sua

No ônibus, os amigos conversavam. Não prestei atenção nos meandros da conversa, mas sei que ela se concluiu com a frase que dá título a essa publicação: "A minha vida é diferente da sua.". Talvez estivessem falando dos comportamentos que devemos ter frente a uma situação qualquer e um deles, possivelmente, pensou em padronizar as referências, ao que, imagino, o outro saiu-se com essa: "A minha vida é diferente da sua".
E não há certeza mais contundente. Cada indivíduo comporta-se de forma personalíssima frente a qualquer variável. A assertiva vale para entendermos um pouco sobre os relacionamentos vários: cada sujeito vai posicionar-se segundo suas vivências e experiências, de maneira absolutamente individual e não padronizada ou pasteurizada.
A insistência justifica-se pela maneira como nos portamos diante das diferenças. Na maior parte das vezes, queremos que as pessoas concordem com nossos argumentos e posicionamentos, sob pena de instaurarmos o fim da amizade e do querer bem. É o princípio da intolerância.
Ora, cada vida é diferente. Natural que cada vida vai valer-se de suas experiências para julgar ou posicionar-se diante de algum embate, tenha ele o tamanho que tiver. Em alguns casos, pode até haver concordância - mas não o será por causa da beleza dos nossos olhos; a concordância deve ser balizada pelas vivências que o indivíduo experimentou e em cujo propósito residem as opiniões afins.
Em outros casos, podem acontecer discordâncias - mas não o será por conflitos desnecessários; a mesma experiência de vida pode suscitar discrepâncias de opiniões. Tudo normal.
E até porque "a minha vida é diferente da sua", pode até acontecer que, nas suas discussões, eu não precise ter opinião formada. Nesse caso, minha quietude é pura e simplesmente por razão de não ter o que dizer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário