O conceito de validação é de duas mãos, sobretudo para quem trabalha com Educação. É preciso que o professor "valide" o aluno em suas atribuições para que ele mesmo (professor) também seja "validado".
A ideia de validação, aqui emprestada da fala de um amigo ao explanar sobre as questões da terceira idade, é interessante para acrescentarmos ao nosso repertório de conceitos para a compreensão dos caminhos do desenvolvimento pessoal.
Meu amigo dizia das motivações que uma pessoa de terceira idade necessita. Falávamos nós de auto estima e da percepção de sentir-se acolhido, variáveis nem sempre tratadas com preocupação nas ofertas de serviços destinados ao público mais velho. Esse público precisa ouvir referências positivas de seus encaminhamentos ou de suas colocações. É bem a ideia literal de validação mesmo. Ao escutarmos e fazermos considerações pertinentes ao que está sendo exposto, estamos validando aquele momento. E a validação ainda estende-se à ideia de o quanto a pessoa está sendo percebida no seu caminhar. Veja que, normalmente, o público de terceira idade não é muito respeitado em suas exposições, muito menos em sua busca de formação ou de desenvolvimento pessoal. Quando ele é validado em seu movimento, esse momento cria uma situação de ânimo e de aumento de auto estima para o que está realizando. O resultado é uma inserção muito mais positiva e real aos caminhos da vida.
Pois bem, não precisamos apenas restringir o conceito ao pessoal da terceira idade. Qualquer vivente necessita sentir-se respeitado e motivado aos seus propósitos. É aqui que entra a reflexão de trazermos, constante, a ideia da validação para os mais diversos momentos de aprendizagens.
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