quinta-feira, 30 de março de 2017

Anotações - Inteligência ética

Ao tomar consciência da degradação política em que se tornou nossas instituições, a partir dos frequentes casos de corrupção apontados pelas mídias jornalísticas, a ideia da necessidade de uma inteligência ética ganha importância urgente.
Ao lado das inteligências analítica e emocional, já amplamente demonstradas como inerentes ao processo de desenvolvimento humano, a percepção das ideias de valores e moralidades  - principalmente no que se refere às questões político-sociais - torna-se variável de preocupação constante nos caminhos de nossa evolução.
Estamos no passo em que enxergamos aquelas notícias como acontecimentos corriqueiros; anestesiamo-nos frente às inúmeras e vastas ocorrências do que está errado. Na extensão, preferimos rir das, também vastas e inúmeras, piadas e brincadeiras que se produzem nas inspirações de cada acontecimento; escolhemos por rir do que é catastrófico.
O estabelecimento de uma inteligência ética seria o exercício do inconformismo do que está por aí. E, desse inconformismo, que nascessem falas, comportamentos e posturas que atuassem nas mudanças necessárias desse cenário. E que dessa atuação viessem todas as transformações precisas. E que dessas transformações viesse a realização de um novo mundo em que seja possível acreditar nas instituições que nos regem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário