terça-feira, 28 de março de 2017

Anotações - Opinião

O desenvolvimento de uma opinião sobre algo ou alguma coisa deve ficar no plano das interposições de leituras que fazemos sobre determinados conhecimentos. Assim, a partir da leitura - seja em que nível for - dessa ou daquela variável do saber, eu posso - e até devo! - tecer considerações sobre meu posicionamento a propósito daquele saber. É interessante. Participar de um jogo de considerações intelectuais concernentes a determinado tópico e extrair dele novas manifestações de conhecimento pode tornar-nos mais pertencentes à consciência da nossa aprendizagem.
Mas é só isso. Ter uma opinião sobre algum ramo de conhecimento não nos torna dono da verdade!
Essa, uma das questões mais presente nos debates do dia a dia. As pessoas emitem suas opiniões a partir de uma dada reflexão, entendendo que à sua opinião não cabem contestações.
A opinião não expressa, em absoluto, uma verdade inquestionável. Muito pelo contrário, a opinião pode até ser descartada, se a percebemos como desprovida de qualquer referência positiva.
Alimente, sim, opiniões acerca dos temas que lhe chegam. Isso é saudável, ajuda nos processos de elaborações mentais que proporcionam maior ganho nas aprendizagens. Mas entenda que a sua opinião não é elemento que fecha a corrente do conhecimento; certamente, ela será um elo a mais nas engrenagens que facilitam a via dos saberes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário