segunda-feira, 6 de março de 2017

Produtividade

A ideia de produtividade não pode apenas ser entendida como uma variável dos ambientes corporativos. Ela é uma referência para todos os caminhos do desenvolvimento pessoal.
Todo e qualquer movimento que realizamos em busca da evolução implica em algum tipo de estratégia em relação à produtividade. Então, os cuidados que devo ter quanto à produção dos elementos que perfazem meu desenvolvimento exigem muito compromisso e análise.
O primeiro cuidado diz respeito à consciência das potencialidades individuais a propósito dos trabalhos a serem envolvidos nas, digamos, linhas de produções dos afazeres. Como as pessoas são entidades individuais - que se constituem de identidades próprias -, vai ser normal identificar esse ou aquele atributo que modifique sensivelmente um comportamento do outro. A consciência dessa variável vai permitir o estabelecimento de movimentos mais eficazes de comportamentos positivos. Cada pessoa precisa ter claro esse padrão de variável.
Aliás, a ideia da consciência das potencialidades individuais precisa ser elaboradamente refletida, já que a tendência é que pensemos em um ambiente pasteurizado, em que uma fórmula possa ser replicada para todos os sujeitos. Não é possível. No que diz respeito, também, à produtividade, cada sujeito vai ter o seu mecanismo próprio de encaminhamento das realizações. Reconhecer - e respeitar - esse mecanismo individual vai representar meio caminho no trajeto da evolução pessoal.
É aqui, nos meandros da consciência individual, que se encaixam as preocupações com a formação, com o conhecimento. Todo sujeito, quando busca os processos de formação - intelectual, social, profissional etc. -, não deve voltar-se apenas para o exterior (os livros, a instituição, o mentor etc.). A referência interior, a observação dos processos internos, classifica-se como fator primordial de construção do conhecimento. Conhecer-se, no listar das competências e dos atributos a serem melhorados, é o caminho essencial de desenvolvimento. Assim, no caso do nosso tema, é o quanto sei de minhas capacidades e de minhas falhas, em relação à produtividade, que vai determinar a positividade nas minhas realizações.
Um outro cuidado refere-se à organização de ferramentas que ajudem o movimento do fazer. Todo mundo precisa de um apoio técnico que tornem visíveis os processos que levam a essa positividade. Mais uma vez, os fatores individuais vão determinar a escolha dessas ferramentas. Desde as anotações mais simples em blocos de papéis até a utilização de sofisticados sistemas de gerenciamento de tarefas, o que vai determinar essa ou aquela escolha são as potencialidades individuais. E não é uma questão simples. Em grande parte das vezes, vai ser preciso experimentar diversas ferramentas diferentes, até que se observem as funcionalidades melhores dessa ou daquela.
Observem que, tangenciando esses cuidados, está a preocupação de observar as atitudes e comportamentos que perfazem o ser humano. No que diz respeito às questões de produtividade - e, bem dizendo, a todas as questões da evolução humana -, o sucesso da empreitada vai estar diretamente proporcional a quanto dedicamos à observação dos nossos comportamentos frente aos caminhos do desenvolvimento pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário