quinta-feira, 2 de março de 2017

Anotações - Responsabilidade social

A ideia de responsabilidade social é uma variável nobre no campo do desenvolvimento pessoal e da evolução humana. Pressupõe o conceito da percepção do outro.
Todo e qualquer movimento que fazemos, porque vivemos em sociedade, reflete em uma consequência, nem sempre previsível, para o outro que convive no mesmo espaço. Este, o caminho de entendimento para o cuidado que devo ter com minhas ações, em um espaço de convivência coletivo. Sempre vai ter alguém - individualmente ou em grupo - que vai estar relacionado com minhas ações e atitudes.
Duas concepções aí acima integram-se em relação a este tema: o cuidado que devo ter com minhas ações; e a ideia de que as consequências de meus atos não são previsíveis. Justamente por não ter a dimensão da previsibilidade do que possa acontecer, é que devemos cuidar do que fazemos e do nosso comportamento.
Ter responsabilidade social implica exatamente nesta percepção de cuidado: de não poder fazer o que se quer; de não poder dizer o que se tem vontade; de não poder desrespeitar ambientes e pessoas que nos cercam; de não ferir valores externos... e assim por diante.
Nos caminhos da evolução pessoal, via de regra, estamos interagindo com outras pessoas e outros ambientes. É a percepção dos cuidados no trato com essas variáveis que medem o alcance do nosso real desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário