segunda-feira, 20 de março de 2017

Resiliência e Determinação

No âmbito do desenvolvimento pessoal, estar determinado é a característica principal a preparar-nos para as dificuldades dos caminhos.
A determinação é aquela competência de que nos valemos quando os esforços parecem não trazer muitos resultados. É a determinação que nos move, ainda que estejamos propensos a desistir. É a determinação que fala mais alto quando tudo o mais parece conduzir aos fracassos. É a determinação que nos ergue após as inúmeras quedas nas trilhas das aprendizagens.
Determinar-se a algo está implicitamente relacionado às crenças que temos em nossos potenciais e em nossos desejos. É o que nos torna obstinados ao alcance das realizações.
O problema maior é que, via de regra, a vida nos apresenta muitos desafios, em prova aos nossos intentos. Para grande parte das pessoas, esses desafios são muito grandes, chega a trazer a sensação de que as forças, por mais que fossem vigorosas, não seriam capazes de vencê-los. O resultado imediato dessa situação é a ocorrência de momentos em que é comum prostrar-se diante das impossibilidades. É aqui que se verifica o conceito de resiliência.
A ideia de resiliência é justamente a de, ainda que venha a variável de prostração, o sujeito não se quebra ante às dificuldades. E, como dotado de uma energia extra vinda sei de lá onde, ele ergue-se para outros desafios.
A resiliência, originalmente um conceito da Física, através do qual os corpos voltam à forma original após terem sofrido algum tipo de deformação, ultrapassou limites para representar qualquer habilidade de adaptação às intempéries e aos infortúnios. É resiliente quem apresenta características de superação e de resistência frente às grandes dificuldades por que passa.
Há uma relação direta entre a determinação e a resiliência. Quanto mais a competência da determinação estiver desenvolvida, tanto mais a situação de resiliência aparece.
Por conta dessa matemática simples, uma primeira lição para balizar nosso propósito de evolução é, justamente, a de buscar o treino da competência da determinação. Não pense que vai ser fácil alcançar o sucesso ou a positividade das suas ações - às vezes, vai parecer tão difícil que o corpo todo veste-se de uma tristeza sem igual. É preciso confiar em seus desejos, primeiramente, para alcançar a determinação - confiar em seus desejos e municiar-se de características, habilidades e parcerias para a jornada.
Normalmente, os rumos dessa jornada trazem um sentido muito claro, mas confundido nas leituras sobre determinação e resiliência. É o sentido do cansaço... sentimo-nos tão cansados de tudo, que o corpo todo dói de uma dor que parece sem fim. O primeiro pensamento que vem à cabeça é o de aplacar essa dor com a ideia da desistência. Pensamos que desistir dos planos poderia ser um caminho para suavizar a dor dos insucessos.
A questão é ser refletida, quando se fala de desenvolvimento pessoal, é que a variável da desistência, em vez de ser um leniente remédio, talvez seja um perigoso veneno a condenar-nos às frustrações. Há uma plaquinha correndo os meandros das redes sociais, que bem pode ser uma máxima interessante para a reflexão desse tema: "Havemos de aprender a descansar, não a desistir.". Que seja assim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário