quinta-feira, 16 de março de 2017

Anotações - A perda da conexão humana

Um evento que já vem acontecendo em São Paulo - talvez esteja, também, acontecendo em outros lugares - chamou-me muito a atenção, para ficar na reflexão destes tempos em que vivemos. Chamado de "um experimento de conexão humana", o acontecimento propõe que as pessoas se olhem uns aos outros e busquem, exatamente, as variáveis relacionadas a esse exercício (estranho aos dias de hoje) entre os olhares.
Confesso que fiquei, a princípio, assustado com a proposta. O que parecia algo normal e pertinente ao ser humano (olhar nos olhos dos outros), precisava que se criasse um evento para facultá-lo. Acontece que se trata, mesmo, de uma perda. Estamos perdendo a conexão humana, a consciência do outro e todas as variáveis proporcionadas a partir dessa consciência. Estranhamo-nos uns aos outros. Mudei de opinião a respeito do evento.
A perda da conexão humana tornou-se preocupante. Estranhar o outro e preferir os movimentos individuais, ainda que sejam uma realidade, é um movimento que destoa dos caminhos humanos. Vivemos em sociedade, nossas ações repercutem nas ações do outro, nossas atitudes trazem consequências ao outro e assim por diante. Resgatar os aspectos da conexão humana, por assim dizer, torna-se, então, um movimento essencial para a promoção da humanidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário