Assisti a um filme, recentemente, que me fez pensar bastante sobre o trabalho pedagógico. Não exatamente por seu mote principal: o de querer discutir a importância das palavras ou das imagens no processo de evolução cultural. O que me chamou a atenção no filme "Palavras e Imagens" (Sony Pictures, 2013, com Clive Owen e Juliette Binoche) são as ações inspiradoras das personagens. Ele representa um professor de língua inglesa, de passado famoso; ela, uma professora de arte, cujo talento é notório. As ações se passam em uma escola americana de nível secundário. Se não viu nada sobre o filme e quer dar uma olhada no trailer, clique aqui.
A questão de dar importância a uma e outra linguagem (palavras ou imagens) é o pressuposto para que os professores protagonistas desencadeiem nos alunos o gosto por essa ou aquela referência. E o filme, em minha opinião, desenrola-se bem nesse pressuposto. E é possível ver a evolução dos alunos, que se veem obrigados a tomar uma ou outra posição, a partir de seu envolvimento nas motivações dos professores. Penso assim a Escola: um lugar de motivações e desafios, movido por paixões e pela busca de construção do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário