terça-feira, 5 de maio de 2015

Anotações - A jornada do herói

Há uma frase interessante, retirada de um desses filmes que retratam as aventuras dos heróis das histórias em quadrinhos, que pode ser interessante para refletirmos um pouco sobre o processo da jornada mítica desses seres poderosos. Em uma espécie de reunião para combater os super vilões a que estão acostumados, um dos heróis dita a sentença máxima, em meio a inúmeras preleções: "... E se vocês morrerem, levantem e lutem!".
Penso que, na verdade, ainda que seja frase de um roteiro, está relacionada com o nosso processo de desenvolvimento pessoal. É preciso, primeiro, que aceitemos, na compreensão da jornada mítica do herói, que nós próprios somos os tais heróis. Assim, recebemos algumas missões - umas simples, outras mais complexas - a serem realizadas em determinados prazos e períodos. E essas missões renovam-se, continuamente, exigindo de nós um desprendimento de forças e energias, às vezes (em nossas dimensões) comparadas àqueles grandes feitos. O que não sabemos é que, ao final, tiradas de não sei onde, teremos força e energia para a realização do que parecia impossível.
Entretanto, em alguns momentos, sentimo-nos impotentes e desprovidos da energia suficiente para esta ou aquela realização. É quando temos a impressão de nos sentirmos acabados (a morte, simbólica nesse caso, que nos desmotiva aos caminhos) e sucumbimos a um desânimo qualquer. E é aí que cabe a frase: "Se vocês morrerem, levantem e lutem!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário