terça-feira, 26 de maio de 2015

Anotações - O mundo da leitura e a leitura de mundo

Em uma dessas transmissões esportivas, observei um dos comentaristas fazendo uma referência interessante sobre o fato de o atleta ter feito uma boa leitura do jogo em questão, quando acertou um ponto.
A referência de ter leituras de mundo é, certamente, o exercício a que foi submetido aquele atleta para que ele dispusesse - e bem - desse instrumento, quando precisou adiantar-se a um movimento do oponente para neutralizar certo ataque e revertê-lo em ponto favorável a si.
A leitura de mundo do atleta - qualquer atleta - diz respeito à consciência de saberes que ele desenvolve, ao longo de seus treinamentos, para perceber variáveis - objetivas ou não - acerca do universo de sua prática. Assim, ele pode adiantar-se ao movimento oponente (como dito acima) e também pode cercar-se de um sem-número de referências que o auxiliem em tomadas de decisões necessárias e diversas.
E assim somos todos nós, quando estamos na busca consciente do nosso processo de desenvolvimento pessoal: devemos exercitar o conceito de leituras, que nos chegam das mais diversas formas (observação, estudos, pesquisas, conversas, cursos etc), para que possamos nos adiantar a quaisquer processos de adversidades e rumar, com energia e entusiasmo, aos caminhos estabelecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário