segunda-feira, 25 de maio de 2015

Metas

Depois de ter falado um pouco sobre a variável da organização, compreendendo-a como processo no desenvolvimento pessoal, pensei na ideia de relacionar os aspectos da formação individual com as características de empreendedorismo. Algo como um empreendedorismo de si mesmo, na busca da realização pessoal.
Nesse sentido, o estabelecimento e a organização de metas a serem alcançadas/buscadas torna-se tópico que considero de fundamental importância. E a organização de metas está implicitamente relacionada com as variáveis do planejamento, já bastante refletidas aqui.
A organização das metas passa pela característica de estabelecimento de planos e objetivos relativos aos seu propósito de desenvolvimento. Onde você quer chegar? Como quer chegar? Quando quer chegar? São perguntas que devem definir suas variáveis estratégicas para a busca do que se quer alcançar. A pergunta "onde você que chegar" estabelece seu propósito principal; a questão "como quer chegar" define o estabelecimento de energias e combustíveis para medir seu posicionamento quando conquistar os objetivos; a pergunta "quando chegar" quantifica o tempo que você considera necessário ou ideal para o alcance de suas metas.
O que é preciso pensar é que, sem organização e cálculos, os caminhos da busca do desenvolvimento pessoal ficam confusos e podem atrapalhar seus objetivos. Torna-se necessário dispender um pouco de tempo e esforço justamente na composição e estabelecimento de rotas desses caminhos. Uma meta é exatamente isso: a composição e o estabelecimento de rotas que adiantam a chegada - pelo menos em previsões e planejamentos.
Quando se pensa como empreendedor, é mais fácil lidar com esses aspectos. Até porque é possível que estas composições precisem ser revistas e reformuladas, dependendo das situações ocasionais que o caminho nos apresenta.
No plano de desenvolvimento pessoal e de aperfeiçoamento constante, o estabelecimento das metas deve ser item primordial na organização dos trilhos e caminhos que serão percorridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário