segunda-feira, 4 de maio de 2015

Breve roteiro da evolução pessoal

Nessa busca constante que se deve tornar o nosso caminho para a evolução pessoal, de que somos constituído, talvez o mais racional seja pensarmos em uma espécie de roteiro para que o trilhar desse caminho seja eficiente e organizado. Seja no papel de professor, ou no de aluno - aliás, personalidades que me acompanham sempre -, gosto de pensar na elaboração de um roteiro que me vislumbra melhor as rotas a serem percorridas e/ou reorganizadas.
A propósito, o pretexto de pensar um roteiro obriga-me às tarefas básicas de planejamento e estabelecimento de metas, essenciais no processo de desenvolvimento pessoal.
Gosto de tecer uma lista, nem sempre fixa e acabada, que me leva às reflexões dos meus potenciais - a serem administrados ou a serem buscados. Se me permitem, vou dividir com vocês essa minha lista.

APRENDER SEMPRE
Esse é o meu primeiro dever de casa: buscar referenciais que me cercam, que me levem ao pressuposto básico de aprender sempre. E trazer desperta a consciência de o quanto sou cercado de variáveis que me tragam algum tipo de aprendizagem. Há, ao meu redor, a todo o instante e em todos os lugares, motivações de aprendizagem. É claro que nem sempre as reconheço, mas exercito, cotidianamente, meus sentidos para que as perceba. Seja na fala de uma pessoa, em uma frase que leio, em um trecho de uma música que me alcança, em alguma imagem que observo. Em tudo que tangencia meus caminhos há algum pretexto de aprendizagem.
Deve-se deixar claro, entretanto, que o objeto em si, e por si, não, necessariamente, verte-se em referência de aprendizagem. A fala, a frase, o trecho da música, a imagem, na maioria das vezes estão ali e nem sempre explicitam qualquer valor. A ideia de aprender sempre é saber ver e ouvir com a vontade de transformar esses referentes em variáveis que me trazem ensinamentos.

SER MELHOR
Buscar ser uma pessoa melhor traz em mim uma preocupação de aperfeiçoar o que sou. Claro que essa questão vai ser subjetiva, mas o aperfeiçoamento do que sou leva-me a cuidados preciosos: saber ouvir, saber julgar, saber decidir, saber escolher etc.

FAZER MELHOR
Em tudo aquilo que há um potencial, ele pode ser melhorado. A frase, de cunho filosófico, resume um pouco do que pode ser uma carta de intenções - das mais refinadas - em um processo de desenvolvimento pessoal. Pode-se, sempre, fazer algo melhor. O sujeito pode perceber-se em um estágio contínuo de elaboração e fazer com que a busca de qualidade em suas ações e posturas pode ser algo em constante evolução, positivamente.

BUSCAR UMA REFERÊNCIA DE ENCANTAMENTO DA VIDA
Ainda que busquemos a racionalidade nas ações e pensamentos, parte considerável da nossa evolução está relacionada aos aspectos de emoção e de sensibilidade. Enxergar o encantamento da vida é destinar uma parcela de nossos exercícios ao contato com esses aspectos de sensibilidade e de emoção.
É preciso que aprendamos a fazer pausas em nossas trilhas racionais. E, dessas pausas, construamos um entendimento do que somos, no que se refere aos nossos constituintes subjetivos e emocionais.

TRAZER A CRIANÇA INTERIOR SEMPRE DESPERTA
O arquétipo da criança, que nos constitui também, é o responsável pelas manifestações de criatividade e originalidade em nossos caminhos. O problema maior é que fomos impelidos pelas organizações sociais a nos afastar dessa criança. É a criança que nos aponta as soluções que nos pareciam impossíveis; é a criança que nos faz sorrir; é a criança que nos deixa alerta aos imprevistos; é a criança que nos encaminha para o entendimento do mistério... Aprender a trazer desperta a criança interior pode ser um caminho de maior felicidade na busca da evolução.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário