Andei lendo, recentemente, algumas anotações sobre o preparo para as variáveis de aprendizagem e de alcance dos objetivos e metas. Dentre as observações racionais e científicas, havia uma ou outra de natureza metafísica, como "mantenha os pensamentos positivos". Tomo, aqui, a palavra "metafísica" em seu sentido fundamental, o que "está para além da física", para além do que podemos explicar. A ideia de manter os pensamentos positivos parece estar além dos processos racionais, já que, em tese, os pensamentos positivos não podem influenciar na lógica das variáveis de aprendizagem.
A aprendizagem, nos termos racionais, é um processo de esforço científico para se apreender algo necessário aos aspectos de desenvolvimento. Então, como explicar que os pensamentos positivos possam intervir, positivamente, na aquisição de aprendizagem ou das variáveis de desenvolvimento?
É aqui que entra a percepção de como são constituídos os seres humanos. Nós somos elaborados de matéria racional e emocional. E uma interfere, explicitamente, na outra. Minha consciência racional colabora para o meu aprimoramento emocional, e vice-versa.
Um dos aspectos emocionais é o que trata do equilíbrio, aquele que nos coloca tranquilos diante das intempéries (equilíbrio, aqui, pode ser substituído por "pensamentos positivos"). Manter os pensamentos positivos coloca-me em aspecto de equilíbrio para, dentre outras coisas, discernir melhor sobre as estratégias e caminhos a serem seguidos na busca de meu desenvolvimento.
Nessa variável de entender minha constituição humana como as relações de harmonia entre razão e emoção, um pouco de metafísica não faz mal. De jeito nenhum.
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