quinta-feira, 23 de julho de 2015

Anotações - O mundo virtual

A observação de que, paulatinamente, vamos vivendo em um mundo em que se desvanecem as relações reais em preferência aos contatos virtuais deixa-me preocupado a propósito do desenvolvimento humano. Vivemos em um mundo desconectados com o real, em que imperam as comunicações virtuais e, nesse mundo, os mais diversos relacionamentos (familiares, sociais, profissionais etc) vão sendo construídos e destruídos.
E as pessoas vão consolidando esse espaço de relacionamento, não sabendo mais como integrarem-se nos espaços sociais. É dado para pensarmos, já que essa mesma tecnologia que criou essa referência é a que vem salvando pessoas e modificando instituições positivamente para o desenvolvimento das pessoas.
Em nome do avanço da tecnologia e da modernidade, modificaram-se os aspectos relacionais. Claro que podemos listar uma série de benefícios advindos dessa modernidade, mas o efeito colateral é o do distanciamento humano e do estabelecimento da prioridade virtual nas comunicações. Distanciamo-nos do outro. O problema vai ser quando começarmos a estranhar o outro ser humano com quem deveríamos estar integrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário