quinta-feira, 4 de maio de 2017

Anotações - Erros, fracasso e dúvida

No que diz respeito ao desenvolvimento pessoal, quando se tem dúvida do que é capaz de fazer, todo erro vira um pressuposto de fracasso. Dúvida, erro e fracasso. Eis aí, na minha opinião, o trinômio que pode fazer sucumbir os planos de uma empreitada.
Quando se decide encaminhar a vida profissional pelo viés do empreendedorismo, tarefa complexa, os caminhos a serem planejados viram uma rota de trilhas difíceis de serem seguidas. Cada passo do planejamento deve ser pensado não como um rumo lógico, linear; vai existir uma série de variáveis que podem sacudir o rumo para um lado e para o outro. É muito comum, dadas as referências de complexidade, que o sujeito pense em desistir.
E é aqui que entra o tal trinômio. Em muitas das vezes, muitos erros vão acontecer. Algum fracasso pode surgir... Mas não se pode tolerar a dúvida.
Erros e fracassos fazem parte de qualquer aprendizagem. São os erros que se tornam o combustível de qualquer transformação do conhecimento. É a partir do erro que constatamos as necessárias situações de mudanças de rumos, a partir do que transformamos os planos que nos levam aos sucessos. Aliás, a ideia de fracasso é exatamente o par "erro-acerto" para o encaminhamento dos sucessos - é o quanto sabemos lidar com os inevitáveis fracassos que nos encaminha para os rumos dos sucessos.
Agora, vestir-se de dúvida em relação à capacidade que se tem de vencer os caminhos é o grande mal. Não se pode ter dúvidas de o quanto se é capaz de conquistar os caminhos, ainda que essas conquistas representem grandes lutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário