segunda-feira, 22 de maio de 2017

O desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal é um dos temas que representam a essência desse canal de publicações. Uma das premissas das exposições já amplamente constantes destas páginas é a ideia de que o ser humano está fadado ao desenvolvimento; não se pode conceber a questão de que a pessoa não pode alcançar os níveis de desenvolvimento. Simplesmente, estamos na vida para alcançar os mais variados níveis de evolução.
O grande enfoque das diferentes variáveis está nas ambições particulares, nos desejos individuais de busca dessa dita evolução. E é aqui que se separam os grupos de pessoas. Há aqueles que se contentam com pouco e há aqueles que jamais estão contentes. Longe de estabelecer um juízo de valor para este ou aquele comportamento, essa exposição pretende lançar um pouco de reflexão sobre o quanto os desejos são responsáveis pelos processos de desenvolvimento.
Por favor, não tome a palavra "ambição", dita acima, pelo viés pejorativo que representa o atropelo de todas as instâncias corretas para o alcance dos desejos. Ambição, aqui, é colocada pelo seu sentido normal, o de movimento para a realização dos desejos.
Veja que a ideia de desejo é repetida, propositadamente, para dar expressão ao seu sentido nos caminhos do desenvolvimento pessoal. O seu intento, em relação ao que se quer, é que vai nortear seus movimentos para a busca desse querer. Deve ser a primeira coisa a ser listada em seus planos. E é a partir do manifesto dessas intenções que se buscam os processo de realizações.
Acontece que, às vezes, esses desejos ficam mascarados diante dos problemas que o sujeito enfrenta no dia a dia. Dependendo de algumas situações, as relações dos desejos perdem-se no emaranhado dos problemas emocionais vividos. Ou, ainda, os reveses emocionais (frustrações, decepções, inseguranças...) comprometem a perspectiva mais racional dos desejos.
O processo de desenvolvimento pessoal é gradativo, a bem da verdade, mas o trabalho - em nível emocional ou racional - com as elaborações críticas dos desejos a serem alcançados deve ser imediato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário