terça-feira, 30 de maio de 2017

Anotações - A questão dos mecanismos legais

Já reparou que vivemos em uma sociedade que necessita de mecanismos legais para que se garantam situações que deveriam ser evidentes? É o caso, por exemplo, das legislações que estabelecem lugares garantidos a alguns cidadãos nos transportes coletivos.
Até entendo a ideia do estabelecimento dos tais mecanismos, embora nem sempre perceba a aplicabilidade deles. O problema maior é que vivemos em uma sociedade individualista, em que estamos, na maior parte das vezes, mais propensos a olhar para o próprio umbigo a atender demandas mais sensíveis.
O que me chamou a atenção para a reflexão deste tema foi um cartaz de propaganda em um dos vagões do Metrô de minha cidade. O cartaz dizia algo do tipo: "para a cidadania, todos os assentos são disponíveis.", clamando à população que não se prenda apenas aos parâmetros do que se estabelece no âmbito legal, que quando possível - e necessário - é de bom tom oferecer o lugar no assento para quem realmente precisa, mesmo que não sejam os espaços destinados.
A primeira reação foi de vergonha, a de que precisamos de um cartaz para que sejamos devolvidos aos lugares da humanidade. O bom seria que não precisássemos desses avisos para percebermos a disposição de agirmos como seres humanos que reconhecem os direitos de algumas pessoas em superioridade aos de outras.
Leda ingenuidade, eu sei, mas penso que só assim poderíamos nos creditar aos avanços do evolucionismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário