terça-feira, 16 de maio de 2017

Anotações - Os problemas da comunicação

Em tempos de pressa e nas constatações de que as relações ficam cada vez mais superficiais, o desenvolvimento humano padece de um problema crônico: a questão da comunicação.
Andei recolhendo pelas redes sociais, dias desses, uma mensagem interessante. Dita em forma pouco amistosa, ela dizia mais ou menos assim: "Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende...".
Temos aí um grande problema. Devemos, sim, ser responsável pelo que dizemos, mas também sermos responsável pelo que o outro entende. Em justa medida, o problema da compreensão do outro em relação aos processos de comunicação está na forma como o emissor propaga sua mensagem.
De uma maneira geral, comunicamo-nos de forma truncada e apressada. As mensagens saem entrecortadas e sem conclusões.
Claro que há os problemas técnicos, oriundos de problemas de formação ou de preocupação com os elementos da mensagem, mas as variáveis que revelam os tempos digitais em que vivemos são as mais comuns. Disse "digitais" não como crítica às evoluções tecnológicas, por favor; usei o termo para referir-se a este tempo, em que preferimos meios tecnológicos para nos expressarmos, já que essas plataformas preveem símbolos e sinais que abreviam as mensagens. A referência à era digital também guarda relação com a ideia de pressa em que estamos submetidos: estamos sempre com pressa e sempre atrasados para alguma coisa e, nesse caso, a comunicação é sempre truncada, claudicante.
É preciso termos uma preocupação, digamos mais analógica, ao desenvolvimento de uma comunicação mais eficaz e positiva, já que o resultado da mensagem será elemento preponderante da positividade das relações.





Nenhum comentário:

Postar um comentário